quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como fazer o desfralde?


Acontecem muitas duvidas na hora do desfralde, como fazer, o melhor momento de iniciar essa transição de maior independência das crianças.
E a primeira observação que os pais devem perceber é se a criança está com maturação para tirar as fraldas (explico a diferença entre maturação e maturidade nesse texto AQUI).
Alguns médicos falam que a média é de dois anos de idade, entretanto a criança vai te dar sinais que podem ser do interesse de ir ao banheiro “conhecer mais essa rotina diferente” a tirar a fralda e não querer usar mais.
É importante que os pais entendam que os papeis deles são de auxiliadores do processo. As punições, obrigações e brigas no processo de tirar a fralda podem trazer culpa e desconforto a criança, fazendo com que ela prenda a urina e as fezes por muito tempo ou tenha medo, podendo causar uma infecção urinária ou ressecamento das fezes trazendo dor para esse momento.
A escola e creche podem ser um aliado, tendo em vista que há convívio com criança da mesma idade que estão passando pelo mesmo processo, podendo gerar uma identificação.



A criança sinalizou? Vamos começar o desfralde.


Compre um penico ou assento. Para que a criança se sinta confortável e acessível ao banheiro, com esse conforto pode-se gerar confiança para essa independência.

Ensine o processo. Deixar a criança observar o processo de fazer xixi e/ou cocô é muito importante e estimulante, podendo ser no vaso ou no banho.

Vamos estimular. Comprando calcinhas e cuecas temáticas, deixe que as crianças participem dessa escolha, podendo sinalizar verbalmente que as peças íntimas novas são para essa nova etapa.

Faça Festa. A criança pediu ou fez? Sinalize que ela foi muito bem e que ela está aprendendo. Quando as coisas parecem um jogo estimulam mais as crianças, sejam criativos.

Tires as fraldas definitivamente. Não confunda as crianças deixando ela uma parte do dia com fraldas e outro sem, isso pode gerar dúvidas para ela, podendo tardar o desfralde.

Faça um trato. Combine com sua criança que vocês vão está sempre verificando se tem xixi. Fale “vamos vê se tem?” para que não haja muita resistência. Lembre-se de verificar em tempos curtos, com aproximadamente 2h de intervalo, dependendo de quanto liquido a criança tomou. Nesse processo a criança vai aprendendo quais são os sinais que o corpo dá para sinalizar o xixi e o cocô.

Desfralde a noite. Sim, são desfraldes diferentes. Você pode combinar com essa criança que depois de 10 dias de fralda seca essa fralda vai ser tirada. Combine o xixi antes de dormir. E caso continue tendo escape de urina, os pais podem cortar líquidos umas 3 horas antes de dormir. Pode ser que ainda ocorre escape, mas que a criança entenda que é uma aprendizagem.
Depois do controle noturno, pode voltar os líquidos na parte da noite.

Seja parceiro dos seus filhos nessa hora, é uma hora de aprendizagem que precisa de muito carinho e amor. Converse e tire dúvida sem chacota. O apoio dos amigos, professores e familiares podem ser de grande valor.


Autora: Psicóloga Dayane Marins, do blog parceiro Livre À Reflexão.


http://livreareflexao.blogspot.com.br/2016/06/como-fazer-o-desfralde.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário