quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dislike


A internet é um lugar onde se pode inserir e compartilhar todo tipo de conteúdo. Este conteúdo é visualizado por acaso, ou por meio de buscas ou ainda, como apontam alguns, pela exibição específica que o Google, ou alguma outra rede social (o Google é uma rede social), fazem para uma pessoa, a partir das pesquisas que ela própria costuma fazer.

Nas redes sociais que permitem ao postador receber respostas dos visualizadores, como o Facebook, o botão "curtir" é usado para mostrar ao primeiro que o post dele foi curtido, e quem curtiu, e ao segundo oferece uma forma de atestar sua apreciação e, até, de identificação com o conteúdo.

No infinito da internet, para algumas coisas um visualizador faz questão de mostrar não apenas que gostou, mas que, de certo modo, aprova a existência daquele conteúdo na internet. Um botão "dislike" foi anunciado, para o Face. Apertá-lo, para um conteúdo, não é uma ação neutra como o não apertar, nem como o desapertar, do like: é um posicionamento desfavorável ao conteúdo em questão. Esse posicionamento pode significar que não se gostou do conteúdo, ou que, além de não se ter gostado, considera-se que seria melhor que ele nem tivesse sido visualizado por quem o viu.

A internet era um lugar de ver uma infinidade de conteúdos, e envolver-se com alguns deles, de forma positiva. Isso permanece. Mas agora o envolvimento pode ser de forma negativa. Teme-se que o uso desta novidade provoque conflitos.

Para mim, o botão "dislike" pode dar ensejo a uma conversa sobre os motivos, o conteúdo e a forma de um post, ajudando mais a melhorá-lo do que permitia o clique no "like". Haverá menos a sensação de se estar alinhado ou endossado pelos amigos que se tem no face. A princípio, uma pessoa pode diminuir muito seu número de amigos. Contudo, caso se desenvolva o costume de se conversar a partir do dislike, sem tomá-lo como um horror e sem se fechar na mesma opinião e identidade de antes, pode-se ter opiniões mais diversas e ponderadas. E haver uma menor adesão às identidades oferecidas por ideologias.

Escrevo um longo texto, e o coloco no face. Recebo um dislike, sem motivo. Eu gostaria de saber o motivo, e não por obtusidade minha: a pessoa teve o trabalho de ler algo que deu trabalho para escrever. Que comente algo, alem do "dislike" ou "like". Esses botões são um índice de aprovação/rejeição, mas é com as suas explicações que o leitor terá desenvolvido um argumento, e dado algo para o postador pensar. E os argumentos, à medida que forem desenvolvidos, ou seja, à medida que razões para se gostar ou não se gostar de algo forem elaboradas, talvez achemos que "like" e "dislike" são pobres demais, e os deixemos de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário